Bio

Quem é Shenia Karlsson?

sheniakarlsson
Eu sou Shenia Karlsson, conhecida nas redes sociais como a Psicóloga da Diversidade, me dedico a um trabalho em que fornece acolhimento para diferentes sujeitos, corpos e experiências, não só no Brasil como no mundo inteiro. Com isso me tornei colunista, com artigos publicados em canais como Revista Raça, Site Mundo Negro e Revista Gerador (em Portugal), tendo uma presença forte na imprensa e publicado dezenas de artigos abordando os mais variados temas e fornecido muitas entrevistas aos mais variados canais tais como BOM DIA OBVIOUS, SEM CENSURA, ME SINTO PRONTA, VULNERAVELMENTE FALANDO dentre muitos outros.

Adicione o texto do seu título aqui

Sou uma profissional de psicologia com quase 15 anos de experiência no mercado, acumulando mais de 38 mil horas de atendimento a indivíduos em diversas partes do mundo. Minha atuação abrange também a terapia de casais, famílias e grupos. Além disso, exerço funções como coordenadora de projetos, colunista e escritora e consultora em empresas e organizações.

Minha trajetória profissional tem suas raízes na minha vivência enquanto corpo-mulher-negra. Reconheço que essa é uma posição complexa, repleta de significados e nuances. Aponto inicialmente para o corpo negro não por uma perspectiva de vitimização, mas para me situar socialmente em um mercado onde indivíduos como eu possuem pouco ou nenhum destaque. Superar nossa condição social é um verdadeiro desafio!  

Transcender essa condição social é, muitas vezes, um milagre – e é desse lugar que eu rompo a máscara do silenciamento, como bem descreve Grada Kilomba, para afirmar minha existência. Uma existência que é coletiva, seguindo os valores Ubuntu: “Eu sou porque nós somos.”E quando Fanon afirma que “ falar é existir absolutamente para o outro”, eu me identifico plenamente com essa ideia.

Ao longo do exercício da prática psicológica, percebi a carência de intervenções psicoterapêuticas que atendam às demandas específicas de maneira geral. Com essa percepção, entendi que poderia ir além. Após anos de prática clínica em comunidades e em consultório privado no Rio de Janeiro, minha cidade natal, deparei-me com as profundas desigualdades sociais, políticas e vivenciais que afetam as mulheres que vivem em contextos tão diversos..

Desenvolvo uma Psicologia voltada para a diversidade, livre das amarras do modelo tradicional, e uma prática interseccional comprometida com transformações sociais. Racismo, sexismo, xenofobia, homofobia e outras formas de discriminação são violências sociais que geram sofrimento psíquico, e, portanto, constituem demandas terapêuticas que merecem ser tratadas com respeito. Neste espaço, todos os corpos-sujeitos encontram um ambiente seguro e acolhedor, sem relativizações  

Hoje, radicada há oito anos em Portugal, mais precisamente em Lisboa, vivo nas interseccionalidades que atravessam o meu corpo-experiência: mulher, negra, imigrante na Europa. Atuo nas “encruzilhadas” das experiências, dedicando-me a assegurar um espaço clínico propositivo e transformador. Entendo meu consultório como um quilombo contemporâneo, um refúgio seguro e um lugar de fortalecimento interno para os enfrentamentos diários. Afinal, se o corpo é político, a saúde mental também é – e essa é uma das minhas máximas. Com uma prática clínica voltada para a diversidade, tenho a honra de ajudar indivíduos, casais, famílias e grupos a construírem novos caminhos, não apenas em Lisboa, mas em diversas cidades do mundo. Atendo brasileiros radicados nos cinco continentes, europeus racializados e africanos de países de língua portuguesa, oferecendo um olhar interseccional e acolhedor para suas histórias e desafios.  

Minha cartela de serviços é ampla e inclusiva, atendendo desde demandas individuais até configurações familiares e relacionais diversas. Também trabalho com instituições e empresas, promovendo saúde mental e bem-estar em contextos organizacionais. Se você está em busca de uma experiência psicoterapêutica diferente de tudo que já viu, seu lugar é aqui. Como diz Maya Angelou, uma das minhas maiores inspirações: “Você só é livre quando percebe que não pertence a lugar nenhum – você pertence a todos os lugares.”  

Como ela atua?

Formação, Títulos e Licenças

experiência profissional

POR ONDE SHENIA PASSOU?

Posição Atual
💼

DIRETORA

INMUNE

Instituto da Mulher Negra de Portugal

Departamento de Sororidade e Entrajuda

👩‍🏫

EX DOCENTE

Casa Preta

Coletivo Djêjê

Curso Psicanálise e Racismo - EAD

🏥

PSICÓLOGA

ONG Postinho

Saúde Preventiva da Mulher

🏠

PSICÓLOGA

Casa Francisco de Assis

🔬

PSICÓLOGA DE PESQUISA

Prefeitura do Rio de Janeiro

Hospital Juliano Moreira

Programa de Moradias Terapêuticas

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?