projetos

woman, afro, girl

Papo Preta

Fundado pelas psicólogas Shenia Karlsson e Claudina Damasceno, O Papo Preta – Saúde e Bem Estar da Mulher Negra é um projeto de Psicologia criado em 2016 nas comunidades e Ongs no Rio de Janeiro. Com foco no cuidado da saúde mental e bem-estar emocional da mulher negra, ampliou suas ações a toda população negra de diáspora africana e hoje atua no Brasil e em Portugal. Nosso objetivo é propiciar a construção de um espaço para a promoção de saúde emocional e bem-estar psicológico onde as experiências oriundas do racismo possam ser acolhidas e superadas. Baseamos nosso trabalho numa Psicologia crítica que rompe os moldes tradicionais buscando releituras de conceitos bases e um mergulho nas obras de autores negros que até então foram invisibilizados na academia. Entendemos a prática clínica como um espaço de micropolítica, um espaço seguro onde o sujeito negro possa existir e florescer. Um lugar de escuta, troca de experiências, construção de estratégias de enfrentamento contra o racismo e fortalecimento da autoestima, propiciando sobretudo o empoderamento da população negra.

Saiba mais sobre o Papo Preta
https://www.facebook.com/PapoPreta/
https://instagram.com/papopreta?igshid=bi2ike8zf4kz

Instituto da Mulher Negra de Portugal (INMUNE)

A psicóloga Shenia Karlsson ocupa o cargo de Diretora do Departamento de Sororidade e Entreajuda no Instituto da Mulher Negra de Portugal – (INMUNE), onde desenvolve projetos de promoção da saúde mental e bem-estar voltados para a mulheres negras na região metropolitana de Lisboa, Portugal. São oferecidas rodas de conversas, vivências terapêuticas, fóruns de discussão, oficinas de feminismos, entre outros temas. Presta também apoio psicológico para vítimas de violência racial que procuram o instituto.

Conheça o INMUNE: https://www.facebook.com/INMUNE.PORTUGAL/
african, black woman, model

MENTORIA PARA JOVENS

Parceria com o Grupo EMPODERA / White Martins, projeto que se dedica a inclusão de jovens periféricos em multinacionais e ao ambiente corporativo. O processo de mentoria para os jovens mostrou resultados efetivos quando aliados a psicologia no que tange apoio emocional, no programa de Mentoria. Auxiliamos na construção de projetos de vida, com propósitos alinhados às intenções dos jovens, construindo estratégias para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, postura profissional e planejamento de carreira. O que abrange a proposta de valor para os jovens, com o trabalho de autoconhecimento e desenvolvimento de habilidades sociais com o intuito de potencializar a capacidade de construir networking. Ao longo de todo o processo, trabalhamos noção de pertencimento ao grupo e ao espaço.
face, portrait, black woman

Mulheres do Atlântico Marrom - Passagens reais e imaginárias em Português 1711 a 2011

Recebemos o convite da investigadora Ana Martins, Professora Sénior de Estudos Portugueses na Universidade de Exeter. Ela é cofundadora do EXCELAS, o Exeter Center of Latin American Studies. Ela atua como Web Liaison para as páginas lusófonas do Centro para o Estudo da Escrita Feminina Contemporânea (CCWW) no Instituto de Pesquisa de Línguas Modernas da Universidade de Londres. “ Mulheres do Atlântico Marrom”: Passagens Reais e Imaginárias em Português 1711-2011 ” é um projeto que se preocupa com a (in) visibilidade da mobilidade e da memória das mulheres negras no Atlântico Pardo (ie, de língua portuguesa). Uma forma de encorajar novos engajamentos com a história negra é questionando a utilidade da imagem do arquivo como uma metáfora universalizada para o armazenamento da memória.
O projeto Mulheres do Atlântico Marrom visa criar um espaço seguro para compartilhar experiências de identidade de gênero, sexualidade e construção de memória. Para proteger nossos participantes, não só garantiremos seu anonimato ou pseudonimato se necessário, mas também daremos suporte especializado por meio de nossa parceria com o PapoPreta , um projeto terapêutico voltado para a saúde emocional e psicológica e o bem-estar da mulher negra. O Papo Preta prestará apoio especializado aos nossos participantes sempre que necessário, antes e /ou após as entrevistas.

http://womenofthebrownatlantic.exeter.ac.uk/page/2/

ATENDIMENTO SOCIAL

Com o objetivo de facilitar o acesso de pessoas em situação de risco social, pessoas trans, imigrantes, vítimas de violência policial, em situação de asilo político, refugiados e mulheres vítimas de violência doméstica, criamos o Programa de Acolhimento com preços reduzidos ou gratuitos. Em casos excepcionais e diante da indisponibilidade da psicóloga Shenia Karlsson, a pessoa será encaminhada para um profissional da equipe ou parceiro credenciado. Este projeto está disponível apenas para pessoas residentes na Europa, atendendo à solicitação de ONGs e coletivos. Requer análise prévia do caso a ser atendido observando a capacidade técnica e operacional da plataforma Shenia Karlsson. Para saber mais envie-nos um e-mail para contato@sheniakarlsson.com
people, three, portrait

QUILOMBO AFETIVO

O Quilombo Afetivo será um espaço físico de autocuidado, localizado em Lisboa, Portugal, que oferecerá diversos serviços de excelência na área da saúde e bem-estar, como, spa e consultórios com diversas especialidades e terapias.
Acompanhe nossas redes sociais e fique a saber das novidades para 2021!

Axé!