Shenia Karlsson

O analista safe

Você sabe o que é um Analista Safe?

Essa curiosa expressão surgiu na França para demarcar uma nova tendência do mercado do cuidado: a procura de Psicólogos e Psicanalistas com requisitos específicos, nomeados de profissionais Safe. Essa expressão em inglês significa “seguro”, isso quer dizer que indivíduos cada vez mais estão buscando por lugares de segurança.

A discriminação, o preconceito, a homofobia, o racismo, o sexismo dentre muitas outras doenças sociais, têm provocado tensões em nossas relações tanto pela exclusão histórica de corpos considerados não normativos quanto pelas lutas identitárias que exigem reconhecimento e dignidade da vida. Podemos notar que indivíduos tentam assegurar de alguma forma que o lugar de receber cuidado esteja livre de lógicas opressoras e perpetuadoras de tais violências.

Em todo o processo, seja de análise, seja de psicoterapia, os sujeitos envolvidos fatalmente terão que dar conta de uma história individual e desse social que atravessa todos nós. A postura de um Analista Safe é a total conscientização da dimensão dos efeitos nocivos que as violências sociais causam e assegurar que elas não sejam repetidas no setting terapêutico.

Desconsiderar as violências sociais como fonte de sofrimento psíquico para alguns indivíduos historicamente demarcados é negligenciar o sujeito. Entender que muitas vezes nossa figura pode significar o símbolo da opressão também é extremamente necessário. A relação cliente/paciente não está separada do social, um social com suas próprias lógicas e hierarquias historicamente construídas.

Psicólogo/Psicanalista gay, lésbica, feminista, hetero, trans, negro/a, pessoa com deficiência, são os novos requisitos de um Analista Safe. Não sinta-se culpadx em escolher. É direito seu. O mercado do cuidado mudou, nossas práticas devem acompanhar todas as mudanças. É imprescindível instrumentalizar-nos para essa nova tendência. Temos o poder da escolha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *