Shenia Karlsson

Xandra Lia lança obra infanto-juvenil

O livro infanto-juvenil “As Rosas que o Vento Leva”, de autoria de Xandra Lia e com ilustrações de Priscila Paula é o mais novo lançamento da Kitabu Livraria Negra e Editora. A publicação conta a saga da Família S., uma família negra, desde o século XIX aos dias atuais. A partir da curiosidade de Nininha, uma menina alter-ego da autora e sua relação com uma senhora, a Tia Rosa, esta começa a narra a história de seus antepassados, com destaque para as mulheres negras da família, desde a retirada forçada do continente africano, as dificuldades que passavam negras e negros no Brasil Império e nos primeiros anos de liberdade, já com o país republicano.

Valendo-se de sua vivência como historiadora e vasta experiência com documentos do século XIX, Xandra Lia aguça a atenção da leitora e do leitor ao demonstrar a importância de um sapato criado para a festa de um ano da abolição da escravatura, como ele passa a ser o fio condutor da história da Família S. e de fatos marcantes da história do Brasil. Com muito afeto
entre a mais velha e a menina, a obra revela o protagonismo de mulheres negras para sustentar suas filhas e filhos, as perdas de entes queridos e a força para seguir em frente, exemplos de resistência e perseverança.

Com prefácio da escritora Raquel Almeida, orelha da antropóloga Luciane O. Rocha e texto de quarta capa da professora e editora Fernanda Felisberto, o livro contém um cuidadoso glossário, dicas bibliográficas, de websites e canais do Youtube. Essas referências auxiliam a jovem leitora e o jovem leitor a buscar melhores informações sobre fatos e personagens históricos, além de servir como ferramenta pedagógica para professoras e professores dos ensinos fundamental e médio debaterem questões de gênero, raça e classe relacionadas com a história brasileira.

Confira o book trailers no link https://www.youtube.com/watch?v=6fVcP1zMBsU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.